0

UBUNTU – Sistema Operacional gratuito

Posted by Admin on 6 de fevereiro de 2010 in Programas |

Procurando por um sistema operacional que seja gratuito e que possa ser mais uma opção ao Windows ou até substituir o seu S.O. atual?
Então você precisa conhecer a distribuição Ubuntu do linux. Sem dúvida uma das melhores distribuições para uso desktop. Se você nunca ouviu falar do Ubuntu, vale a pena experimentar.

O Ubuntu está na versão 9.10 e pode ser feito o download via torrent ou link direto no site do distribuidor. O arquivo virá com extensão .ISO para ser gravado em um CD ou então emulado com algum programa como o Virtual CloneDriver. Qualquer que seja sua opção (gravar no cd ou emular a imagem do cd) a instalação será bem simples, diferente do que era a alguns anos atrás nas distribuições do linux.

Você também pode usar o VirtualBox para criar uma maquina virtual e fazer a instalação do seu Ubuntu, sem se preocupar se vai se adaptar ao ubuntu. Caso não goste, simplesmente continua com o S.O. que já esta no seu PC. Para conhecer mais sobre o VirtualBox não deixe de visitar o tópico referente ao programa.

Agora se você ainda tem dúvida se vale a pena conhecer o Ubuntu, segue algumas qualidades:

* Gratuito! Esse ponto nem precisa comentar né!
* Instalação e atualização. A instalação conta com pouquíssimos passos, configuração de idioma, teclado, forma de instalação, nome e senha do seu usuário e pronto, em cerca de 10 minutos (em uma máquina moderna), você tem o seu sistema instalado com diversos aplicativos (desde pacotes de escritório, ferramentas de edição gráfica, tocadores de música e muito mais), mas é na atualização que o Ubuntu realmente se destaca, é possível atualizar todo o seu sistema de um único ponto, e quando eu falo todo, é todo mesmo, isso inclui, drivers, ferramentas de escritório e todo software que você instala. Não somente uns poucos aplicativos do fabricante.
* Segurança. A maioria dos ataques são feitos direcionados para a plataforma Windows, o que já faz com que o Linux acabe sendo uma plataforma mais segura. O Linux também conta com com um dos sistemas de firewall mais conceituados e robustos do mundo o NetFilter (mais conhecido pela sua ferramente IpTables), mesmo que uma brecha seja encontrada o Linux possui sistemas de controle de acesso forçado (SELinux, dentre outros) que força algumas permissões de arquivo mesmo que o possível invasor consiga permissões de acesso de super usuário. Isso pode impedir por exemplo a instalação dos rootkits (que nada tem a ver com vírus) ou remoção de logs.

Existiam muitos paradigmas sobre a plataforma Linux que estão sendo quebrados. Suporte a hardware, falta de aplicativos que funcionem no sistema operacional, facilidade de utilização entre outros.

Post to Twitter Post to Facebook

Tags:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2010-2017 Conteudo Gratuito All rights reserved.
This site is using the Desk Mess Mirrored theme, v2.2.3, from BuyNowShop.com.