0

Notepad++

Posted by Admin on 25 de janeiro de 2010 in Programas |

Muitas pessoas estão trocando o Dreamweaver por uma outra ferramenta pequeníssima que não chega a ocupar 4MB do HD. Essa ferramente chama-se Notepad++. Difícil de acreditar?

Pois bem, o editor, extremamente leve, tem uma tradução bastante razoável dos menus para português e reconhece quase 40 linguagens de programação. O Notepad++ oferece uma excelente syntax highlight (mesmo quando duas linguagens coexistem no mesmo ficheiro) e reúne automaticamente blocos de código que podem ser colapsados. Passo a explicar, para os menos habituados a estas andanças: ao lado de uma tag de HTML, por exemplo, surge uma linha que vai até à tag de encerramento ( ) e um botão que permite esconder o código que se encontra contido estre as duas. É particularmente útil quando se está a editar ficheiros de muitas linhas.

Para muitos uma funcionalidade importantíssima são as ajudas visuais para identificar onde começam e acabam instruções, como IFs ou ciclos. Um verdadeiro must para quem programa e anda farto de contar chavetas e queimar pestanas a ver onde começam e acabam as instruções do código, e o Notepad++ não fica devendo nesse quesito.

As cores, tipo e tamanho de letra (embora possam ser mudadas) foram pensadas em quem passa muitas horas à frente das linhas de código e uma útil combinação das teclas CTRL e +/- permite fazer zoom in/out.

Os programadores exigentes vão também gostar de algumas outras ajudas do Notepad++: a linha que se está a editar fica em highlight (se ocupar mais do que o espaço da janela e o programa estiver em modo word-wrap, então todas as linhas do ecrã a que a linha do código corresponde ficam em highlight). Há atalhos de teclas para mover linhas inteiras para cima e para baixo no código; e o cursor muda de traço vertical ( | ) para underscore consoante o programa está em modo Insert (em que os caracteres à frente daquele em que se está a escrever vão sendo “comidos”) ou não.

Aconselho vivamente a instalação do Notepad++. E o fato de ser portátil só me leva a questionar por que é que não há mais aplicações assim. Sem complicações e sem estarem espalhadas pelos ficheiros de sistema do Windows.

Faça o download do software pelo site do fabricante em: http://sourceforge.net/projects/notepad-plus/

Post to Twitter Post to Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2010-2017 Conteudo Gratuito All rights reserved.
This site is using the Desk Mess Mirrored theme, v2.2.3, from BuyNowShop.com.